O que é calvície masculina?

A calvície masculina é a principal vilã na batalha dos homens contra a queda de cabelos.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), mais de 40 milhões de homens sofrem com os efeitos da calvície só no Brasil.

E a alopecia androgenética, é o tipo mais comum da doença, que afeta ainda outros milhões de homens em todas as partes do mundo.

Ainda assim, o número de homens que procura ajuda profissional para resolver esse problema ainda é pequeno.

O que causa calvície no homem?

A principal causa desse tipo de calvície são os fatores genéticos, apesar de não serem a única causa deste quadro.

Isso porque fatores como hábitos alimentares pouco saudáveis e altos níveis de estresse, por exemplo, também podem fazer com que os fios comecem a cair.

Ainda assim, a hereditariedade da doença é sua principal causa.

Por isso é recomendado aos filhos de pais calvos que iniciem um acompanhamento junto a um dermatologista mais ou menos 10 anos antes de atingirem a idade em que seu pai identificou a calvície.

Como começa a calvície masculina?

Muitos homens têm a impressão de que seus cabelos se tornam ralos por caírem com uma frequência fora do normal.

Mas isso tem pouca importância nesses casos, já que o que ocorre, de fato é um processo diferente.

O que acontece é que a testosterona, e outros hormônios masculinos, acabam se conectando a receptores que se encontram nos folículos.

A testosterona acaba se convertendo no hormônio DHT (Di-hidrotestosterona), que em excesso no organismo pode causar a queda e miniaturização dos folículos capilares.

E esse contato entre hormônios e receptores faz com que aconteça a miniaturização dos fios, quando o paciente já possui uma tendência genética à doença.

Os primeiros sinais da alopecia androgenética podem ser percebidos ainda na adolescência, quando surgem as primeiras “entradas”.

Depois disso, tem início o estágio de perda dos fios localizados no vértex, o topo da cabeça.

Com o passar do tempo e a evolução da calvície, a queda pode afetar também as laterais da cabeça e, em seu estágio mais avançado pode ocorrer a queda de todo o cabelo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da calvície masculina pode ser confirmado apenas com a realização de um exame clínico.

Além disso, o médico tricologista pode solicitar a realização de outros exames, como por exemplo:

Tricograma

Análise microscópica dos fios, com base em uma amostra de mais ou menos 100 fios retirados de uma área do couro cabeludo do paciente.

Dermatoscopia

Exame que permite ao médico visualizar os fios de cabelo e o couro cabeludo através de imagens com aumento de mais de 10 vezes.

Vídeodermatoscopia

Exame realizado com aparelhos mais modernos e sofisticados de dermatoscopia, onde é possível conseguir analisar imagens com um aumento de até 120 vezes.

Nesse tipo de exame é possível, além de analisar os fios e o couro cabeludo, identificar o padrão vascular e possíveis processos inflamatórios que possam estar ocorrendo.

A vídeodermatoscopia também permite fazer a medição dos fios, para que se tenha uma ideia da resposta do organismo ao tratamento.

Biópsia

A realização da biópsia é importante principalmente para identificar se a alopecia androgenética é definitiva ou não.

Esse tipo de exame também pode ajudar a diagnosticar outros tipos de doenças do couro cabeludo, como foliculite e psoríase.

Para isso é retirada uma pequena amostra do couro cabeludo do paciente, com mais ou menos 4 mm de diâmetro.

No entanto a realização desses exames só é necessária de acordo com o estágio e a evolução de cada caso.

Como prevenir a calvície masculina?

Por se tratar de uma doença de causas genética a prevenção da calvície masculina é praticamente impossível.

No entanto é possível realizar um acompanhamento precoce, principalmente em pessoas com histórico da doença na família.

Esse acompanhamento pode ser iniciado ainda na pré-adolescência, perdurando por alguns anos mais.

Qual é o tratamento mais indicado?

Apesar de não como prevenir o surgimento da calvície, existem algumas opções de tratamentos que podem ajudar a minimizar seus efeitos.

Os tratamentos para calvície masculina mais utilizados são:

• Implante capilar;
  • Medicamentos tópicos;
  • Medicamentos orais;
  • Sprays;
  • Xampus.

Antes de escolher qualquer um desses tratamentos é fundamental buscar orientação profissional qualificada.

Somente assim será possível entender e prescrever um tratamento de acordo com cada caso.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a calvície masculina, ou já tenha notado uma queda acentuada de cabelos, entre em contato com a nossa equipe e agende sua avaliação ainda hoje.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Implante Capilar em São Paulo, SP

DR. JULIO CESAR YOSHIMURA

Cirurgião Plástico

Com uma carreira médica pautada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o cirurgião plástico Julio César Yoshimura, dirige a clínica que leva seu nome, localizada na cidade São Paulo.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Tire todas as suas dúvidas